top of page

Icônico Sonho de Valsa deixa de ser bombom e vira "wafer". Por quê?



O icônico bombom Sonho de Valsa da Lacta, vendido desde 1938 essencialmente no mesmo formato recentemente apresentou uma mudança de embalagem drástica junto com uma alteração em sua nomenclatura. Ele perdeu o título de "bombom" e passou a ser "wafer".


Apesar da mudança da embalagem chamar a atenção dos consumidores, a mudança de nomenclatura a princípio parece simples, e até mesmo insignificante aos olhos do consumidor final, porém, o mais surpreendente é entender os motivos que estão por trás dessa alteração, mas para isso vamos precisar voltar um pouco no assunto e entender um pouco mais sobre o sistema tributário brasileiro.


O nosso sistema tributário é complexo


Que o nosso sistema tributário é complexo ninguém tem dúvidas. Poderíamos ficar horas apenas descrevendo-o, principalmente quando se trata de pessoas jurídicas. Mas vamos manter o foco e apresentar apenas dois: o ICMS e o IPI.


  1. CMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços):

    • O ICMS é um imposto estadual no Brasil, e sua alíquota varia de estado para estado.

    • Ele incide sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços.

    • No caso de produtos como bombons e wafers, o ICMS é aplicado na etapa de venda ao consumidor final. Ou seja, quando você compra esses produtos, paga o ICMS sobre o valor total da compra, incluindo o preço dos bombons ou wafers.


  1. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados):

    • O IPI é um imposto federal que incide sobre produtos industrializados no Brasil.

    • Ele é aplicado na fabricação ou importação de produtos, ou seja, na sua produção.

    • A alíquota do IPI varia de acordo com a categoria do produto. Para bombons e wafers, a alíquota pode ser diferente, dependendo das especificações e ingredientes usados em sua produção.


Então, o que os impostos tem a ver com a mudança?


Enquanto bombons são obrigados a pagar 5% de alíquota do IPI, wafers são isentos de IPI se aproveitando de uma brecha que permite classificá-los como "produtos de padaria".


Chega a ser cômico imaginar que poderíamos dizer que um bombom com mais de 80 anos de história e conhecido no país inteiro poderia ser um produto de padaria. Mas para a Lacta, essa mudança certamente valeu a pena.


A Lacta não é a única


Diversas empresas no país tem utilizado situações como essa para conseguir reduções de impostos. Citando grandes exemplos temos a rede de fast foods Mc Donald's, e até mesmo a pizzaria Domino's. Por isso é muito importante entender seus impostos na hora de abrir um negócio e encontrar a melhor maneira de tornar sua ideia viável e rentável.


Nós da KDS podemos te ajudar a tirar seu negócio do papel. Basta clicar no menu do site ou no rodapé para falar conosco via WhatsApp.
15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page